segunda-feira, 25 de maio de 2009

VAMOS TRABALHAR COM A DIVERSIDADE UM POUCO MAIS?

Discorrer sobre cultura africana e afro-brasileira é, acima de tudo, discutir sofre a face quase oculta da identidade brasileira. Á principio precisamos discernir qual a diferença entre cultura africana e afro-brasileira. Antes precisamos definir o que venha a ser cultura. Cliffort, em interpretação das culturas, a defini como toda e qualquer manifestação de um povo, Halbech complementa afirmando que um povo sem memória é um povo sem cultura, em conseqüência sem identidade. Então pode se afirmar que memória, cultura e identidade são palavras que se complementam entre si, e que patrimônio seja ele material ou imaterial nada mais é que a junção de todas estas palavras na prática, e que delas nasce e se explica nossa evolução ao longo de nossa diáspora neste planeta terra.
Em si tratando de cultura africana que tem como base a oralidade, se pode afirmar que muito se perdeu durante sua diáspora em terras brasileiras, mais sua influência é visível em nossa formação etnica e cultural, isto é inegável. O que se precisa entender é que, para se aprofundar melhor, na cultura chamada afro-brasileira temos que buscar, nas suas, nossas raízes, o fio da memória africana com todos seus mistérios, encantos e desencantos; mais se a base desta cultura tão rica é a oralidade, como reescrever está história? Preenchendo as lacunas encontradas com muitas pesquisas e, neste sentido, os monumentos históricos e a mitologia africana são grande aliadas. Em suma todo este ensaio se fez nessesario para percebermos que cultura africana é a mesma na sua essência antí-colonizaçaõ, e a afro-brasileira e a que nasceu com a miscigenaçaõ que se deu em nosso país durante a colonização. E ambas fazem parte de nossa identidade.
Identidade, afinal: quem somos, onde estão nossas raízes brasileiras? Podemos afirmar com certeza que se encontram inicialmente em três continentes: o americano, na forma de nossos indios, no europeu na pessoa dos portugueses, e também espanhóis que por um tempo também se abrigaram e brigaram por nossas terras, e em nossa terra mãe, o continente africano, berço da humanidade e da cultura imaterial. Durante bastante tempo o Brasil viveu sob a condição de colônia europeia, e o resultado disto sem dúvidas é vizivel no nosso comportamento até os dias atuais; era papel da colônia reproduzir em todos os sentidos a cultura da sua metrópole, no nosso caso o Portugal. Nossa arquitetura seguia a influência de nossa colônia. A nós cabia o de suporte em todos os sentidos, e quando o Brasil se tornou “independente” se sentiu a necessidade de buscar algo que desse um cara própria ao novo país que acabava de nascer. Onde buscar subsídios para entender e escrever esta história? Neste momento começaram a dar a importância devida a nossos monumentos, que até eram vistos como frutos da vaidade de nossas governantes, ou registro de suas façanhas e poder

Responda:
01 – O que você entende por diversidade?
02 – Como você vê a situação do negro no Brasil?

17 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Alisson Lopes Ramos n 02 8 MD


    Eu entendi sobre diversidade.
    Que cultura africana que tem como base a oralidade, se pode afirmar que muito se perdeu durante sua diáspora em terras brasileiras, mais sua influência é visível em nossa formação etnica e cultural, isto é inegável.
    E tambem podemos diser que então pode se afirmar que memória, cultura e identidade são palavras que se complementam entre si, e que patrimônio seja ele material ou imaterial nada mais é que a junção de todas estas palavras na prática, e que delas nasce e se explica nossa evolução ao longo de nossa diáspora neste planeta terra.



    A situação do negro do brasil muito ruim porque,tem muitos rascistas nesse mundo e assim os negros não tem tanta liberdade tem negros que tem até medo de sai para a rua com medo de ser morto.
    entaum a situação do negro é muito ruim.

    ResponderExcluir
  3. kelly caroline oliveira santos 15 8ªME

    entendi que a diversidade é a separação de cultura.
    que hoje no Brasil existe certas culturas e que tem como principio a cultura afro-brasileira.
    que foi expandida no Brasil e tornou-se nossa cultura pois nois brasileiros somos de uma cultura muito importante somos fruto da cultura afro.
    Para quem não entende vinhemos da cultura africana, na minha familia por exemplo; o meu avô é descendente da cultura africana.
    nisso percebo que a minha familia é descendente do povo africano.
    Nisso vejo que de uma certa maneira a cultura é a diversidade de povos não importa cor ou raça mais sim que haja uma diversidades de povos diferentes associado á uma cultura.

    ResponderExcluir
  4. kelly 15 8ªME

    hoje no Brasil existe ainda o racismo em certos lugares, mais nada impede do negro ter a sua oportunidade de trabalho, escola, ou até mesmo de seus bens materias construidos com a sua dignidade.
    o Brasil abriu as portas para essas pessoas e elas só não aprovita por que não quer!!
    existes leis no Brasil contra o racismo, em prol de defender os negros ofendidos, no caso de ofensas a pessoa ofendida poderá regisrar uma queija contra o agressor, tanto verbal quanto moral.
    não é que estou defendendo o meu país mais vejo a situaçã que os negros ganha a oportunidade de vida melhor e simplesmente eles não sabem aproveitar.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Gabriel do Carmo Vargas nº:14 Série:8ªmb

    Como o próprio nome já diz,-diversidade vem de diversos,vários-é a variedade e convivência de idéias,nesse caso,diversidade social,de raças e culturas;raças que pelo fato de serem diferentes pode haver racismo,preconceito e a discriminação entre elas;é o que está acontecendo.

    ResponderExcluir
  7. Gabriel do Carmo Vargas nº:14 Série:8ªmb

    No tempo da escravidão,os negros foram trazidos da África por meio de violência,nos célebres navios denominados navios negreiros,como mão-de-obra escrava. Felizmente,essa escravidão já acabou há muito tempo,mas hoje os negros continuam sofrendo com essa desigualdade social e racista,estão sendo cada vez mais discriminados,tembém sofrem com as dificuldades de acesso aos serviços de educação e saúde.

    ResponderExcluir
  8. CARLOS RENNAN 8MD Nº:7

    O termo diversidade diz respeito à variedade e convivência de idéias, características ou elementos diferentes entre si, em determinado assunto, situação ou ambiente.

    A idéia de diversidade está ligada aos conceitos de pluralidade, multiplicidade, diferentes ângulos de visão ou de abordagem, heterogeneidade e variedade. E, muitas vezes, também, pode ser encontrada na comunhão de contrários, na intersecção de diferenças, ou ainda, na tolerância mútua.

    A situaçao do negro no Brasil em minha visão está cada dia melhorando um certo preconceito com a outra raça está acabando.Mas em certos lugares há um preconceito até nas faculdades havia cotas para negros e indios.E minha conclusão é que está melhorando muito as chances e preconceitos com os negros mais tem que melhorar muito!!!

    ResponderExcluir
  9. 1- Diversidade significa qualidade do que é diferente; o que distingue uma coisa de outra; falta de igualdade ou de semelhança; alteração digna de atenção, de reparo; modificação, transformação; característica do que é vário.

    2- A situação do negro é complicada. Até mesmo porque é complicado se definir o que é ser negro perante nossa sociedade. Se tiver cor escura, mas traços finos na boca, rosto e nariz, cabelo liso, é considerado moreno (a), mas se tiver pele parda, com feições de negros e cabelos crespos, é considerado negro.

    Hellen Gardina De Almeida Nº28 8ºmE

    ResponderExcluir
  10. Eu entendo que diversidade se diz a respeito a variação de convivência de idéias, de convivência de “raça”, de ambiente, de renda, etc.
    Em verdade, pode-se constatar que o Brasil possui a segunda maior população afro-descendente em caráter mundial, depois da Nigéria. O termo “afro-descendente” permeia por uma série de conceitos e termos precedentes que, na prática, consiste no indivíduo ver-se, sentir-se e perceber-se como um descendente de africanos.

    Em nosso país, observam-se três circunstâncias discriminatórias básicas sofridas pelo afro-descendente no mundo corporativo:
     Dificuldades de se obter uma vaga para as funções mais bem remuneradas e valorizadas, ou seja, a discriminação ocupacional.
     Diferenças salariais no exercício das mesmas funções exercidas por brancos.
     Preocupação que as organizações trabalhistas têm, frente à imagem que pode ser construída de um setor de trabalho composto por profissionais afro-descendentes.


    João Vitor n°12 8°mc

    ResponderExcluir
  11. Steycie Carvalho Pelizon nº 34 8ª M-D

    Bom, nós como um todo, independente de cor, religião, estilos, etc, somos iguais,
    mesmo que nossa forma de pensar seja diferente.
    Acho que cada pessoa deve valorizar sua etnia, sendo ela espanhola, italiana, portuguesa, levando em conta a cultura de cada uma delas, que foi se formando ao longo do tempo e não se esquecendo da grande influência que temos vinda da África.
    A maioria de nós, os brasileiros, tem descendência africana e isso muitas vezes não é bem visto por alguns. Pois de lá herdamos também a cor da pele, além da alegria, criatividade, brilho, cultura, que acredito que vem de lá com muita força, e que o povo africano demonstra ter de sobra.
    Mas aí vem o racismo, que para muitos ainda é algo existente. Hoje por exemplo no mercado de trabalho os negros têm dificuldade para conseguir algo, e se conseguem muitas vezes o valor do salário, por exemplo, é menor que de alguém “branco’’.
    Muitas vezes ainda os negros são vistos como maus olhos, mas esquecemos que nossa descendência vem deles.
    Temos que valorizar nossa cultura desde pequenos, para a entendermos, e vendo que é necessário conhecê-la e se aprofundando em conhecer a valorizamos ainda mais, fazendo disso o nosso papel, tendo conhecimento da diversidade que nos rodeia graças a nossas ancestralidades.

    ResponderExcluir
  12. Deivis de oliveirasilva n°5 8°me

    Eu entendi que a partir do momento que aja um conhecimento mais anplo da cultura afro-brasileira é necessario mostrar a verdadeira face do racismo que existe em nosso pais
    E o racismo esse que se esconde numademocracia racial que aconteceu na cabeça de alguns sonhadores de um brasil que nunca foi realidade . Alguns com certeza afirmarão que esse racismo não existe por que ja estão tão acostumados com ele que já o assimilarao
    E o racismo acontece de diverssas maneiras alen do racismo sobre os negros , mas mesmo assim o racismo sobre as pessoas de cor é o mais errado por que os negros foram trazidos a força da Africa para o brasil e o racismo deveria ser punido com mais rigor do que a pessoa que comeu esse crime que é o racismo ficar apenas alguns meses presos

    ResponderExcluir
  13. Matheus Henrique n27 8me

    Resposta da pergunta numero1=Quando se fala de cultura africana e afro-brasileiro é uma verdadeira mistura de passado e presente passado foi a época,que conservaram seus costume,o seu passado da africa,já aqui no Brasil não puderam conservar esses costumes,sómente ás escondidas,bem como sua comida africana,povo sem passado é povo sem presente,nos brasileiros não o temos e sim uma mistura de cultura e costume.

    Resposta da pergunta numero2=O negro no Brasil teve seu passado cheio de lágrimas e sofrímento,dizem que estão conseguindo seu espaço no ãmbito nacional mas não é verdade a sua perseguição é total,entre um branco e um negro o culpado é o negro

    ResponderExcluir
  14. Luiz Guilherme Nº 22 8º MD

    A diversidade se dá aquilo que se diferencia de um lugar para o outro suas culturas, crenças, cor, lingua e etc.
    Isso nos diferencia de muitas pessoas, lugares por exemplo, a cultura brasileira e afro-brasileira se diferenciou por um tempo muito distante onde negros tinham um custume para o país e depois que o país foi colonizado por pessoas de outros lugares...



    Bem a situação do negro no Brasil é ruim, porém, já foi muito pior.
    A atitude dos governantes e de certas pessoas é de muita discriminação com isso as pessoas que se deixam levar por esses pensamentos nada agradáveis diminuem e muito a chance do negro no mercado de trabalho, escola e nas maiorias dos lugares.
    Por meio de lugares de vida inadequados muitas pessoas veêm o negro como uma forma de ladão pois, a maioria das pessoas vivem em locais bons comparado aos dos negros.
    Algumas pessoas ainda veêm o negro como um escravo e tratam eles como tal...

    ResponderExcluir
  15. Raul Lorrenzzetti da silva nº23 8ª ME

    Nós como um todo, independente de cor, religião, estilos, etc, somos iguais,
    mesmo que nossa forma de pensar seja diferente.
    Acho que cada pessoa deve valorizar sua etnia, sendo ela espanhola, italiana, portuguesa, levando em conta a cultura de cada uma delas, que foi se formando ao longo do tempo e não se esquecendo da grande influência que temos vinda da África.
    A maioria de nós, os , tem descendência africana e isso muitas vezes não é bem visto por alguns. Pois de lá herdamos também a cor da pele, além da alegria, criatividade, brilho, cultura, que acredito que vem de lá, e que o povo africano demonstra ter de sobra.
    Mas aí vem o racismo, que para muitos ainda é algo existente. Hoje por exemplo no mercado de trabalho os negros têm dificuldade para conseguir algo, e se conseguem muitas vezes o valor do salário, é menor que de alguém de cor “branco’’.
    Muitas vezes ainda os negros são vistos como maus olhos, mas esquecemos que nossa descendência vem deles.
    Temos que valorizar nossa cultura desde pequenos, para a entendermos, e vendo que é necessário conhecê-la e se aprofundando em conhecer a valorizamos ainda mais.

    ResponderExcluir
  16. devemos ser iguais em todas as formas num importa classe,etnias,línguas nada disso importa o ser humano pode sofrer qualquer tipo de discriminação ao seu redor mas o valor de cada pessoa mostra o caráter, honestidade e tudo mais .

    ResponderExcluir