Plano de Trabalho Docente: Artes
Eixo Temático: Africanidades e brasilidades na arte brasileira e na formação cultural do afrodescendente.
Objetivos Gerais:
- Proporcionar ao aluno o conhecimento da diversidade cultural e histórica brasileira, afrobrasileira e africana.
- Levar o aluno a conhecer, apreciar e confeccionar arte.
- Aprender a fazer uma analise estética e cultural de uma produção artística levando em conta o período de sua produção e as particularidades culturais.
- Envolver os participantes em ações e reflexões estéticas através do exercício sistemático da auto-percepção e da criatividade, reafirmando, assim, os valores humanistas de respeito a si mesmo, ao outro e ao meio ambiente; afirmar a valorização da cultura africana em nosso contexto cultural através da pesquisa de suas manifestações artísticas na dança e na música; favorecer a compreensão e respeito à diversidade cultural – o que caracteriza os estudos sobre alteridade: diferentes narrativas, diferentes visualidades, diferentes crenças, diferentes visões de mundo. Em comum: a dignidade do ser humano.
Objetivos específicos:
- Conhecer e identificar a arte africana, respeitando e valorizando a cultura negra, entendendo a sua importância para a formação do povo brasileiro.
- Entender e conhecer a mitologia africana e a sua utilidade para os diversos povos africanos.
- Conhecer elementos culturais específicos da cultura africana e sua influencia na criação da cultura brasileira.
- Identificar e reconhecer elementos afrobrasileiros na cultura moderna e suas mais variadas nuances.
- Auxiliar o aluno no desenvolvimento de um pensamento crítico, na busca de suas origens, descobrindo assim, até que ponto ela é responsável por sua formação cultural e pessoal.
- Conhecer os princípios da arte indígena e os fatos históricos que trouxeram até nós a arte e a cultura africana.
- aprofundar a necessidade de fundar os pilares do desenvolvimento em bases culturais amplas, que acolham a contribuição popular e erudita que trouxe à nossa civilização uma impressionante gama de saberes, sentires e fazeres diferenciados e próprios, que nos caracterizam como uma das mais ricas culturas do mundo contemporâneo.
- Concientização de que a igualdade deva ser buscada dentro da sociedade e se faz necessário a inserção do negro enquanto agente social ativo e constante no bojo de nossa vivencia coletiva.
Trabalho com conteúdos por serie do Ensino Fundamental:
5ª. Série:
- Máscaras africanas.
- Tendências e estética.
- Palavras de origens africanas usadas no Brasil.
- as manifestações mais amplas da cidadania, como o carnaval, aportaram formas novas e criativas de transformar a nossa sociedade, pela própria mudança revolucionária de suas condições desde a escravatura.
- valorização das manifestações culturais afro-brasileiras em consonância com os planejamentos de história para esta mesma série
- identificar práticas culturais herdadas da cultura africana no que concerne a determinadas plantas: seu uso paisagístico, medicinal e místico – este recorte é tratado nas linguagens visuais (desenhos de observação, ilustração botânica) e cênicas (exercícios variados de expressão vocal e fluência verbal e técnicas de pesquisa corporal.
- Evidenciar, reafirmar e valorizar nossas características afrodescendentes.
- Refletir ativa/criativamente sobre questões pertinentes ao seu cotidiano numa perspectiva ampla, valendo-se dos temas transversais: preconceito, violência, questões de gênero, meio ambiente, entre outros.
- Desenho mágicos africanos – a arte conectada aos aspectos sociais e religiosos.
6ª. Série:
- As manifestações artísticas e culturais no negro no processo de colonização.
- resgatar na grandeza da história dos escravos uma cultura de libertação e afirmação que acaba por trazer, à história do próprio homem no planeta, valores intangíveis, que a tangibilidade desta trajetória, deixada nos objetos de arte e trabalho e inúmeros documentos históricos, testemunha em quase todo o mundo.
- A chegada dos africanos ao Brasil.
- Conhecer algumas manifestações artísticas africanas tanto tradicionais quanto contemporâneas relacionando-as ao contexto sócio-cultural ampliando as reflexões iniciadas na série anterior a respeito da arte e sua importância no mundo globalizado.
- contextualização histórica das manifestações culturais afrobrasileiras, conceitos de alteridade e etnia relacionados ao cotidiano.
- Buscar conhecer mais a cultura e a arte africana na busca de uma respeitabilidade maior a esse grupo tão forte na constituição de nosso povo.
7ª. Série:
- Obras de artistas brasileiros de origem afro brasileira.
- Manifestações culturais afro brasileiros.
- As contribuições dos africanos para a cultura brasileira.
- refletir e debater regradamente sobre conceitos/”pré-conceitos em relação à beleza, ao gosto e seus opostos.
- estimular uma compreensão mais abrangente sobre questões de alteridade, assegurando ações voltadas para a ética, o respeito mútuo.
- Manifestações afirmativas: beleza negra, negritude na mídia; reflexões críticas a respeito da (in) visibilidade do negro na mídia.
- Reconhecer e valorizar a contribuição do negro na formação do povo brasileiro e o orgulho da negritude de cada um de nós.
8ª. Série:
- presença afro-brasileira, que permeia todas as dimensões da vida social e da cultura de nosso país, sua continuidade histórica e sua força de resistência bem como a variada gama de expressões espalhadas por todo o Brasil.
- Danças e musicas de origem africanas e afro brasileiras.
- estimular reflexões, questionamentos e sobretudo atitudes efetivas de respeito às diferenças superando as habituais fixações nas aparências com intuito discriminatório.
- Favorecer um processo de pesquisa direcionado a uma ou mais montagens artísticas breves sobre tema geral ''cultura afrobrasileira'' a fim de estimular a reflexão e atitudes éticas efetivas de tolerância, diálogo, compreensão, em oposição às tantas atitudes discriminatórias presentes no cotidiano escolar; associar este processo aos conceitos trabalhados nos trimestres anteriores.
- Apresentação de danças e exposições dos trabalhos realizados para todo o coletivo da escola.
METODOLOGIAS:
- Observação de fotos e desenhos retratando pessoas com características afrodescendentes marcantes; desenhos de observação; exercícios de expressão verbal variados.
- Analises de textos e pesquisas sobre o tema.
- Projeção de vídeos, slides e documentários.
- Analises de imagens, quadros e musicas.
- Através de modelagem com papel mache ou uso de telhas de barro para criar mascaras africanas.
- Através de pinturas, fazer releituras de obras artísticas brasileiras com enfoque afro brasileiro.
- Pesquisas na internet, textos e documentos.
- Mostragem de filmes que tenham como tema gerador o negro.
- Estimular o aluno na apreciação da leitura E ANALISE DE DOCUMENTOS.
- Trabalhos de confecções artísticas e diferentes técnicas de expressão e cultura dos diversos povos privilegiando as mais diversas etnias.
Avaliações:
- Assiduidade em todas as fases da atividade;
- Uso dos conteúdos exigidos pela disciplina;
- Organização e cuidado na produção escrita;
- Criatividade e capricho na produção artística;
- Pontualidade nas apresentações do produto final.
- Trabalhos de pesquisa e palavras cruzadas.
Elaboração: Profº. Sandra Zanini Marur
Erica Emi Fukushigue Hama
Revisão e colaboração: Prof. César Eduardo Pinheiro
segunda-feira, 2 de novembro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário