Plano De Trabalho Docente: Educação Física
Eixo Temático: Educação Para As Relações Étnico-Raciais
Objetivos Gerais:
- Que os alunos conheçam elementos culturais africanos e como eles influenciam a vida e a cultura no Brasil.
- Mostrar aos alunos que o sistema de resistência elaborado pelo negro no processo de escravização incluiu as lutas, as danças e as artes como elementos de sobrevivência cultural, física e pessoal.
Objetivos específicos:
- Apresentação de rituais e suas significações para o povo africano.
- Apresentação de danças ritualísticas africanas e afro-brasileiras.
- Demonstração de capoeira e de seu significado para os africanos que vieram para o Brasil na diáspora africana, seu contexto histórico social como elemento da cultura corporal africana e afro-brasileira.
- As origens do samba e os instrumentos de percussão e as formas como eram e são utilizados.
- Estudar as praticas corporais na cultura negra.
- Levar os alunos a uma compreensão maior da cultura corporal africana e afro-brasileira.
- Mostrar a importância da arte e o corpo na compreensão do povo africano e de sua descendência.
Trabalho com conteúdos por serie do Ensino Fundamental:
5ª. Série:
- As danças ritualísticas na cultura africana e afro-brasileira.
- As expressões corporais e sua utilização pelo povo africano.
- Pensar o lúdico como algo cultural e como uma necessidade humana nos leva os vários questionamentos sobre como o próprio homem o entende.
- Compreender o corpo como totalidade. preciso compreender que a forma como os sujeitos lidam com o corpo não é universal, e sim uma construção social resultante de significativos processos históricos. Em outras palavras, as concepções que os seres humanos desenvolvem a respeito de seu corpo e da forma de se comportar corporalmente estão condicionadas a fatores sociais e culturais.
- Problematizar a vivência corporal dos alunos nas brincadeiras, nos jogos, nas danças, nas ginásticas, nos esportes, enfim, em todas as suas manifestações corporais, imprimindo-lhes sentidos e significados educativos.
- Conhecer jogos e brincadeiras de outras culturas.
6ª. Série:
- Os ritmos oriundos da África.
- Os instrumentos de percussão surgidos na África e sua utilização pelos negros no Brasil.
- Buscar a formação de indivíduos, enfocando o desenvolvimento de
competências sociais, cognitivas e afetivas para que esse sujeito viva melhor e conviva bem com as diversidades.
- A dimensão biológica engloba fatores relativos à condição orgânica do sujeito, ou seja, à sua estrutura anatômica e fisiológica. Dentre outros condicionantes dessa dimensão, destacamos: idade, sexo, características étnicas, herança genética, condicionamento físico, estado geral de saúde orgânica.
- Compreender a dança como meio de desenvolvimento de valores e atitudes (afetividade, confiança, criatividade, sensibilidade, respeito às diferenças, inclusão).
7ª. Série:
- Os rituais africanos e afro-brasileiros e suas utilizações nas culturas derivadas da África.
- Resgatar o convívio social e a ética, tentando interferir na formação dos alunos objetivando a formação de um conhecimento e um pensamento diferenciado em relação à realidade que o cerca e a vivencia que ele estabelece com ela.
- Relações que as pessoas mantêm com seus corpos e com as outras pessoas, advindos das grandes transformações da atualidade, tais como, aumento do fluxo de informações que geram, por vezes, reações preconceituosas em relação a diferenças de gênero, etnia, características físicas, dentre outras.
8ª. Série:
- A historia do surgimento e da utilização da capoeira pelos negros e sua descendência. Diferenciar a capoeira angola da capoeira regional. Identificar os elementos básicos da capoeira. Vivenciar os elementos básicos da capoeira.
- Colaborar com o aprimoramento do educando como pessoa humana, como cidadão e não, apenas, com a preparação física de pessoas.
- Amplo conjunto de experiências, incluindo o contato com as culturas esportiva, corporais, rítmica e de luta
- Dialogar com a diversidade cultural e a pluralidade de concepções de mundo, posicionando-se diante das culturas em desvantagem social, compreendendo-as na sua totalidade.
Metodologias:
- Os professores poderão utilizar, dentre outros, os seguintes recursos didáticos e estratégias de ensino: • Análise de imagens e sons (filmes, vídeos, fotografias, desenhos, pinturas, propagandas, músicas, charges, murais, documentários); de objetos (troféus, flâmulas, medalhas, certificados, diplomas, brinquedos, maquetes, cenários, fantasias); de textos (livros, contos, crônicas, jornais, revistas, poesias, histórias, paródias), dentre outros; • Pesquisa, entrevista, júri simulado, seminário, palestra; • Debate com profissionais e atletas convidados; • Visita à comunidade, em especial aos espaços de esporte e lazer; • Teatro e cinema; • Oficina de brinquedos e brincadeiras; • Feira e eventos artísticos e culturais; • Campeonatos, excursões diversas, acantonamentos.
- Apresentação de textos acerca dos temas que serão debatidos e estudados.
- Trazer pra escola apresentações de grupos que trabalham com essas expressões analisadas e estudadas.
- Se possível fazer apresentações esporádicas de capoeira no pátio da escola.
Avaliações:
- Detectar as dificuldades e os progressos dos estudantes.
- Relatórios, dinâmicas, redações e auto-avaliações.
- É preciso observar primeiro se o estudante respeita o companheiro, como lida com as próprias limitações (e as dos colegas) e como participa dentro do grupo.
- Avaliar no aluno seu interesse e sua participação em danças, brincadeiras, excursões e outras formas de atividade física que compõem a nossa cultura dentro e fora da escola.
Elaboração: Profª. Grace Li Mikaela Walter Lentini
Revisão e colaboração: Prof. César Eduardo Pinheiro
segunda-feira, 2 de novembro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário